segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Ataque dos quatis

Texto de autoria de Camila Pasetto Kiapuchinski, bacharel em Serviço Social, empresária na área de alimentos, residente em Ponta Grossa.

Postado no Portal aRede em 20/02/2024, publicado no Diário dos Campos em 24/01/2024, e no Jornal Página Um em 30/01/2024.

Parque Estadual de Vila Velha, excelente opção para o final de semana. Contato com o bioma da Mata Atlântica e com os famosos arenitos esculpidos pela natureza.

Mas pasmem, mesmo diante de tantas belezas, a primeira lembrança que me vem em mente não remete a sua grandiosidade, tampouco com a infeliz possibilidade da época, de subir nos arenitos. Minha principal memória deste parque se refere aos temíveis, carnívoros, farejadores, ladrões de comida. Os quatis.

Em minha primeira visita ao parque, há mais de 20 anos, era permitido fazer piquenique no local. Eu estava muito animada com o passeio da escola primária. Carregava de forma zelosa minha lancheira, contendo o precioso lanche de datas especiais: uma lata de refrigerante e um pacote de bolacha recheada.

Eis que me sento em uma mureta para saborear o momento (sim, o lanche era o ponto alto do passeio). Deixo a bolacha ao lado, para sentir o aguar de minha boca sendo tocado pela doçura dos gases daquela lata.

Já pensando na crocância que seguiria, me voltei para pegar o pacote. Ele estava a centímetros, porém, sob posse de um quati e logo atrás dele havia muitos outros como ele, sedentos pela comida dos humanos.

Levantei assustadíssima, sem a chance de recuperar ao menos a lata, saqueada na sequência. Fiquei sem lanche e passei o resto da tarde com medo de um ataque feroz, exigindo mais daquilo que me arrancaram minutos antes.

Este ano voltei ao parque. Fui com receio, confesso, mas me surpreendi com todas as mudanças. No que se refere à comida, é proibido entrar com alimentos e/ou bebidas em qualquer tipo de embalagem, exceto em casos de famílias com bebês e pessoas com dietas restritivas; alimentar-se e consumir bebidas alcoólicas nas trilhas; jogar lixo ou restos de comida no chão e sobretudo alimentar os animais. O descumprimento destas e demais regras te coloca sob pena de multa.

E o reencontro com os bichinhos? Este não aconteceu. Pela estrutura e cuidados atuais, creio que estavam na mata se alimentando do que a natureza a eles provê. Estavam em segurança.

Contudo, tive a oportunidade de construir uma nova lembrança do local. Meu filho, seguindo pela trilha, olhando a mata, habitat dos quatis, dizendo: “Uau, como a natureza é linda!”

11 comentários:

  1. Parabéns pela classificação, Camila! Lendo seu relato senti o drama de uma criança que teve o ponto alto da visita ao parque frustrado por um quati que a deixou sem o lanche. Que bom que agora eles não molestam mais os visitantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua leitura Sueli. Ainda bem né? Um alívio saber que a realidade mudou.

      Excluir
  2. Parabéns, Camila. Tenho lembranças bem peculiares dos arenitos também. Leia a crônica "Deixados para trás" do ano passado. Vila Velha tem suas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem histórias né... vou procurar a sua. Obrigada pela leitura Mário.

      Excluir
  3. OI QUERIDA SUELI.. vc sempre nos surpreende em seus textos, porque vc busca a singularidade para nos encantar. NUnca me encontrei com um quati, mas qdo for à Vila velha não vou levar bolachas rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Creio que você comentou sobre as duas crônicas selecionadas no mesmo comentário . De minha parte, muito obrigada.

      Excluir
    2. Obrigada pela sua leitura!

      Excluir
  4. As lembranças, assustadoras ou não, são os tesouros de nossas vivências. Parabéns pelo texto, e pelas novas lembranças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosicler.. obrigada pela leitura! Realmente as lembranças são nossos tesouros. Forte abraço

      Excluir
  5. Desculpe, ficou como anônimo meu comentário anterior.

    ResponderExcluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

Adoração da Cruz

Texto de autoria de Rosicler Antoniácomi Alves Gomes , Professora de Português e Inglês, residente em Ponta Grossa.           Já escrevi c...