segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Natalândia

Texto de autoria de Mário Francisco Oberst Pavelec, técnico em agropecuária, natural de Palmeira, residente em Ponta Grossa.

Publicado no Diário dos Campos em 17/01/2024.

Sempre ficamos mais nostálgicos nesta época com as festas que, teoricamente, são para celebrar o nascimento de Jesus. Mas, parece inevitável a compra de presentes, principalmente para as crianças.

Nos antigos natais de minha existência, vínhamos de Palmeira para passarmos esses momentos na casa de minha tia Haydêe, minha madrinha e irmã de meu pai. Na rua Brasil Pinheiro, quase na Balduíno, uma casa enorme, toda em madeira, com um enorme terreno que abrigava muito bem a enorme família Pavelec. Vinham tios e primos de todos os cantos, Curitiba, Rebouças, fora os que moravam nas imediações e não precisavam dormir fora de casa.

Biscoitos de mel, pão caseiro frito na chapa do fogão a lenha, comida farta o dia todo, primos correndo e brincando por todos os lados, crianças dormindo no fantasmagórico sótão, muito churrasco, e na noite da véspera de Natal, um culto e o Papai Noel com muitos presentes para as crianças e varas de marmelo para as mamães. Ele batia fortemente na porta da frente da casa, fazendo os pequenos tremerem de excitação. Não sei bem o motivo, mas sempre um de nossos tios sumia nessa hora. (Contém ironia).

Todo ano ganhávamos meias, gaitas de boca, carrinhos e bonecas de plástico, alguns outros mimos dos tios e tias. Mas o presente sempre mais aguardado era aquele que tínhamos escolhido para que nos fosse dado.

Na rua Dr. Paula Xavier, esquina com a Dr. Colares, existia o paraíso dos pequeninos: Brinquedolândia. Era uma imensa loja especializada nos desejos infantis. Lá podíamos encontrar de tudo, qualquer tipo de brinquedo disponível na época. Algumas vezes éramos levados ao recinto só para olhar, diziam nossos pais. Rondávamos aqueles corredores com uma atenção redobrada para podermos encontrar aquele presente que faria nossa alegria no Natal. Sinalizávamos com vigor os nossos desejos e depois éramos retirados da loja e, não sei como, os brinquedos apareciam magicamente nas mãos do Papai Noel na véspera do Natal. (Ironia também).

Essa loja, cujo prédio ainda está com a mesma fachada e uma pintura muito semelhante, segundo minha memória, eu também a chamava de Natalândia, pois era praticamente uma vez ao ano que nos era dado o prazer de lá adentrar, justamente nas vésperas do Natal.

Depois cresci um pouco mais, descobri as descobertas do Natal, mas ainda descia do alto da Balduíno até lá, de bicicleta, adolescente, para comprar meus amados Matchbox, que ainda os coleciono. Mas sempre circulava os corredores com muita atenção. 

14 comentários:

  1. Parabéns pela classificação, Pavelec! Que saudade da Brinquedolândia e da Rua Pinheiro Machado onde eu brinquei muito com meus primos! Meu avô Pedro Buss era dono de várias casas de aluguel nessa rua que ainda não tinha saida para a Balduíno. Talvez sua tia tenha sido inquilina dele.

    ResponderExcluir
  2. Grato, Sueli. Começamos o ano com pé direito.

    ResponderExcluir
  3. Esse é meu irmão, e isso faz parte da minha vida. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Boas lembranças de natais passados 👏👏

    ResponderExcluir
  5. Hehe. O Papai Noel sempre me perguntava a tabuada. 😞🤪

    ResponderExcluir
  6. Rosicler Antoniácomi16 de janeiro de 2024 às 18:12

    Parabéns pelo texto e pelas gratificantes memórias refrescadas nas mentes dos ponta-grossenses. Eu não tenho tantas memórias infantis de Papai Noel. Dos Natais infantis eu lembro mais do desejo que eu tinha, e consegui realizar, de me vestir de anjinho e ficar ao redor do altar na Missa do Galo. Minha família não tinha o hábito de fazer Natal com Papai Noel.

    ResponderExcluir
  7. Hoje, em nossa casa, também perdemos o hábito. Faz parte. Grato!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu me lembro de passar um Natal , na casa da tua tia Hayde, e fiquei com medo da batida forte do Papai Noel na porta.

    ResponderExcluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

Adoração da Cruz

Texto de autoria de Rosicler Antoniácomi Alves Gomes , Professora de Português e Inglês, residente em Ponta Grossa.           Já escrevi c...