segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Origens

Texto de autoria de Rosicler Antoniácomi Alves Gomes, Professora de Português e Inglês, Ponta Grossa.

Postado no Portal aRede em 23/08/2022, no Portal CulturAção em 08/11/2022, e publicado no Diário dos Campos em 19/01/2023.

        Brasil, 500 anos, Ponta Grossa, 200 anos... Esquecemos os milhares de anos em que as trilhas – interação entre predadores e presas, ou que conduziam às fontes naturais de alimentos, como as florestas de araucárias – foram traçadas pela naturalidade das pisadas com pés descalços por entre florestas e cerrados, por questões de mera sobrevivência.

Entretanto, mitos e lendas indígenas, que não nasceram com o “descobrimento”, ainda pedem para integrar-se ao patrimônio folclórico, cultural, popular, das regiões de onde povos originais foram expulsos com violência e extrema crueldade, permanecendo, ainda hoje, amplamente “desconhecidos” da sociedade dominante. Falamos em Saci, Curupira, Boitatá, Iara; falamos em Gralha Azul, João-de-barro, e na Cidade de Pedra, mas não damos importância ao território, aos espíritos ancestrais, às grandes viagens míticas do povo Guarani; não sabemos da importância das “belas palavras” (mboraí poku), e da entonação a elas dada na comunicação com os ancestrais, dos quais os guaranis se entendem como descendentes sagrados. Não fazemos a mínima ideia do significado dos traços, nas pinturas do corpo do povo Kaingang, nem de sua organização social em duas metades míticas... Temos localidades, rios, morros, batizados com expressões dessas e de outras nações originais, que deixaram essa herança linguística. Desconhecemos a beleza dos mitos cosmogônicos desses povos, desconhecemos sua peregrinação para escapar às perseguições que os exterminavam ou os caçavam para os escravizar; desconhecemos sua luta atual para manterem espaços territoriais minimamente suficientes para seu modo de vida, para transmissão de sua riqueza cultural, embora nossa Constituição tenha consolidado alguns desses direitos.

          E que dizer das culturas africanas que foram esmagadas e sufocadas pelo regime da escravidão? Que, apesar de artigos constitucionais as protegerem de preconceitos, são constantemente atacadas, sob olhares complacentes da sociedade?

          Comemoramos o Folclore, em agosto, e o Dia do Indígena, em abril – nós não temos uma festa com o porte de um Halloween, para transmitirmos essas culturas; as escolas fazem adereços, pintam os rostos das crianças, e as adornam com penas – não convidamos um Kuiã, um Karaí, um Babalorixá, para transmitirem suas culturas originais nas praças, escolas e parques. Que pena!

 

7 comentários:

  1. Parabéns Rosicler. Oportuníssimo neste 22 de agosto, dia do folclore brasileiro. Desconhecer a cultura dos povos originários dos quais somos descendentes, e a cultura popular que resulta do sincretismo de todos os povos da nação Brasil, é o sinal da falta de identidade que nos tem debilitado e nos tem imputado, entre outros tantos estrangeirismos, o Halloween e tudo que ele traduz de alienação cultural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mário Sérgio, pela pronta resposta a minha modesta intenção de recordar o nosso povo, sempre pronto a valorizar estrangeirismos, que temos uma origem tão sofrida quanto bela.

      Excluir
  2. Antonio Marques de Castro22 de agosto de 2022 às 08:41

    Lindo e reflexivo texto.
    E infelizmente, como sentenciara: "Que pena!".
    At.te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão, Antonio Castro! Aproveito seu comentário para externar mais um Que pena! Que pena não valorizarmos devidamente ponta-grossenses como Faris Antonio Michaele, estudioso da profunda miscigenação que estendeu a genética indígena de tal forma, que podemos todos nos considerarmos indígenas também.

      Excluir
  3. Parabéns Rosicler, ficou muito bom um assunto esquecido que de ser lembrado.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo excelente texto, Rosicler!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Rosicler, adoro esse vezo histórico de mistura com literatura. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

Esqueci o meu idioma!

Texto de autoria de  Márcia Derbli Schafranski , professora universitária aposentada, Especialista e Mestre em Educação pela UEPG e Suficien...