segunda-feira, 3 de maio de 2021

O pão com molho do Regente

 Texto de autoria de Aline Sviatowski, estudante, Ponta Grossa.

Publicada no Correio Carambeiense em 08/05/2021, lida na CBN Ponta Grossa em 13/05/2021, postada no Portal aRede em 19/05/2021 e no Portal D'Ponta News em 21/05/2021.

Durante o intervalo entre aulas, as correntes invisíveis de ar dançavam na atmosfera do estabelecimento rosado.

Nessa dança, o enfeitiçado aroma agitava as moedas no bolso, os movimentos peristálticos e as células olfativas. Sistema nervoso simpático enviava estímulos hormonais poderosos ao resto do organismo.

Tão poderosos a ponto de fazer o menino dos anos 70 salivar com a lembrança, cinquenta anos depois.

O aroma dançante de tomate, cebola, alho e especiarias secretas invadia os corredores, as janelas e o pátio. Era o famoso e potencialmente delicioso pão com molho. Potencialmente, porque o menino somente conviveu com os perfumes daquele tradicional lanche de colégio. Obviamente, por motivos econômicos.

O perfume do molho, porém, subsiste em sua memória. Há, ainda, boatos que envolvem a sua criação e existência. Nada confirmado, claramente. Um desses boatos instiga que o molho era tão saboroso e tão perfumado, que se impregnava nas paredes do colégio, fazendo-as com essa coloração ─ cor de molho derramado.

Se a coloração desse memorável estabelecimento possui essa origem, não há confirmações. Mas que deixou as lembranças daqueles dias com esse tom, não faltam depoimentos.

3 comentários:

  1. Na memória gustativa ou olfativa se solidificam, à revelia, alguns sabores ou aromas com os quais convivemos em algum lugar do passado. Eu ainda sinto o cheiro maravilhoso do cachorro quente da Escola de Aplicação onde estudava. Nunca provei(uma tortura!) mas o aroma dele não me abandonou até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Marlene Castanho

    Huummm, que cheirinho bom!... Até juntou água na boca só de imaginar a cantina movimentada... Aline, que bom poder recordar os bons tempos de colégio. Eu também estudei no Regente Feijó e de lá guardo agradáveis lembranças...

    ResponderExcluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

Esqueci o meu idioma!

Texto de autoria de  Márcia Derbli Schafranski , professora universitária aposentada, Especialista e Mestre em Educação pela UEPG e Suficien...