segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Cidade

Texto de autoria de Ingrid Aparecida Ditzel Felchak, professora aposentada, escritora e fotógrafa, natural de Prudentópolis e residente em Ivaí.

Postado no Portal aRede em 05/03/2024, publicado no Diário dos Campos em 21/02/2024, e no Jornal Página Um em 05/03/2024.

Caminhei na direção do povoado. Os pés vagarosos eram picados pelas grimpas escondidas entre o capim. Os Campos Gerais estavam cobertos pela geada. O vento impiedoso rosou minha face e o chapéu de palha alçou voo frenético além das araucárias. A beleza encantou os olhos. Onde poderia estar?

 Casas de madeira pintavam a paisagem com cores variadas. Nos telhados, a fumaça dançava enquanto saia das chaminés. Aproximei-me... Crianças brincavam de esconde-esconde nas ruas de terra. Pessoas passavam apressadas carregando cestos de mantimentos ou conduzindo animais. Nas áreas e cercas, roupas secavam. Ainda posso sentir o cheiro de pão assado. Acordei.

Olhei pela vidraça respingada de chuva. As araucárias cederam lugar ao concreto e o povoado à cidade. Uma metamorfose orquestrada pelo progresso. Na calçada, o corre-corre dos transeuntes. Agora não há mais silêncio. Buzinas fazem queixas em meio ao congestionamento dos automóveis. Observo o movimento. Duzentos anos entre o sonho e a realidade. Olho o relógio na cabeceira. Levanto apressado em uma luta frenética pela sobrevivência cotidiana. Percorro a distância entre a praça e o colégio. Os alunos estão à espera da primeira aula do dia.

26 comentários:

  1. Singela e bela crônica, romantizada pela confreira da Alacs (Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná.
    (Herculano Batista Neto) Irati-PR.

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Bem Campos Gerais!

    ResponderExcluir
  3. Janete Demeterko Ditzel19 de fevereiro de 2024 às 08:42

    Uma crônica magistral que se traduz numa belíssima fotografia do tempo vivenciais nos Campos Gerais. Escritora, palavras e leitor flutuando no tempo da vida. Ingrid, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Uma crônica leve retratando o antes e o depois na paisagem dos Campos Gerais. Parabéns pela seleção de sua crônica, Ingrid!

    ResponderExcluir
  5. Que crônica maravilhosa, incrível! Parabéns a escritora!

    ResponderExcluir
  6. Uma crônica linda, retrata bem os Campos Gerais! Parabéns a escritora!

    ResponderExcluir
  7. A fotógrafa confreira da ALACS fotografando em texto poético um túnel do tempo nos Campos Gerais. Parabéns pela bela crônica.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo excelente texto. Dá para imaginar o cenário. Gostei muito. Leandro Ditzel.

    ResponderExcluir
  9. Ingrid, escritora nata e talentosa, encanta-nos com a sua maneira de retratar o tempo, o qual faz-se agir pela Cidade. Parabéns, Ingrid, pelo excelente texto! Luciano Ditzel.

    ResponderExcluir
  10. Um pequeno povoado, chapéu de palha voando ao vento, cavaleiros conduzindo animais... E as palavras bem adestradas conduzindo à imaginação... Parabéns pela crônica!

    ResponderExcluir
  11. Uma crônica, uma poesia, um primor!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

Adoração da Cruz

Texto de autoria de Rosicler Antoniácomi Alves Gomes , Professora de Português e Inglês, residente em Ponta Grossa.           Já escrevi c...