segunda-feira, 26 de abril de 2021

O xixi do imperador

Texto de autoria de Rogério Geraldo Lima, empresário, redator e radialista, Palmeira.

Postada no Portal NCG.news em 27/04/2021, no Portal D'Ponta News em 13/05/2021, no Portal aRede em 26/05/2021, lida na CBN Ponta Grossa em 30/04/2021 e publicada no Diário dos Campos em 26/09/2022.

O imperador D. Pedro II visitou a Província do Paraná em 1880. Sua Alteza e a imperatriz Tereza Cristina desembarcaram em Paranaguá. Depois foram a Antonina e Morretes antes de subir a serra rumo a Curitiba. Da capital, a comitiva imperial seguiu para Campo Largo. Mas, é depois de completar a subida da Serra de São Luiz do Purunã, nos contrafortes da Escarpa Devoniana, já nos Campos Gerais, que começa a parte mais deslumbrante da visita do imperador à Província.

Mês de maio, outono chuvoso, neblina suspensa e a lama atolando rodados das carruagens. Nas cabines, imperador e imperatriz, bem como demais nobres da comitiva, vestiam seus camisolões brancos de algodão a fim de evitar respingos em seus trajes. Vez por outra, estimulados pelos solavancos das estradas, as paradas serviam para um salutar esticar de pernas e um alívio para as bexigas, nobres e plebeias.

Dias após ler sobre a visita do imperador, ouvia Trilhos urbanos, música de Caetano Veloso, quando ele canta: No cais de Araújo Pinho / Tamarindeirinho / Nunca me esqueci / Onde o imperador fez xixi.... Indaguei meus cadarços do tênis: ─ Onde o imperador fez xixi aqui, nos Campos Gerais?

Com o mapa em mãos, fui traçando com a ponta dos dedos o trajeto da comitiva pelas antigas estradas da Província. De Campo Largo até a localidade de Tamanduá, a possibilidade era de a parada ter sido próxima à antiga capela. Porém, o imperador profanaria as cercanias do templo religioso, mesmo com sua urina real? Talvez a primeira parada para o alívio dos membros da comitiva tenha sido nas imediações da portentosa ponte de pedra sobre o rio dos Papagaios, local mais aprazível para Sua Alteza desfazer-se do líquido retido na bexiga.

Meu dedo correu o mapa, tocando em pontos prováveis nos quais o imperador poderia ter feito xixi. Na passagem do rio Tibagi entre Palmeira e Ponta Grossa? Antes ou depois de cruzar o rio Pitangui, entre Ponta Grossa e Carambeí? Logo após a recepção em Castro, nas proximidades da Chácara Bailly? Na ida à Lapa, na passagem da corredeira do Caiacanga, em Porto Amazonas?

Nenhum registro nos diários de viagem, nenhuma plaquinha indicativa.

A dúvida e a decepção remetem a questionamentos outros, embora ainda fisiológicos, sobre os alívios de Sua Alteza. Não fosse pela profusão do banal xixi, aqui e ali, com o devido perdão à escatologia, os locais em que o cocô imperial foi ao solo mereceriam ou não placas de identificação para a visitação pública como atrativos dos Campos Gerais?

8 comentários:

  1. Mais uma belíssima crônica do senhor Rogério. Com a mesma pegada "retrô"/nostálgica da anterior. Enfim, aqui ou ali, em Carambeí ou no Pintangui, onde o Imperador tivera feito xixi?
    Fiquei curioso!
    At.te.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Antônio! Um convite à arqueologia urinária de Sua Alteza deve ou não ser desprezado? Com a palavra, os monarquistas!

      Excluir
  2. Marlene Castanho

    Rogério Geraldo, você é um cronista danado, despojado, KKK, e soube realmente colocar em "O xixi do imperador" os pingos nos is... Fiquei atenta ao itinerário da comitiva do imperador... Arre que pelo menos chegaram até aqui nos Campos Gerais... E depois fiquei intrigada, KKK, com essa curiosidade exacerbada sobre o destino do "pacote" dos excrementos da realeza... Só isso que falta!😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Despojado, sim, porém bem menos que a comitiva Imperial o foi aqui no Paraíso Terrestre (Auguste de Saint-Hilaire). Grato, Marlene!

      Excluir
  3. Parabéns meu irmão, mais uma linda crônica, com muita inteligência e bom humor. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Congratulações de ir mão com beijos se paga! Valeu, mano!

      Excluir
  4. Olá, Rogério. Para um trajeto longo como esse o imperador deve ter feito vários "xixi stop". E quem nunca? Gostei muito do seu texto bem humorado.

    ResponderExcluir
  5. A contribuição imperial com uma bela cota de ureia para os Campos Gerais. Obrigado, Sueli!

    ResponderExcluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

Adoração da Cruz

Texto de autoria de Rosicler Antoniácomi Alves Gomes , Professora de Português e Inglês, residente em Ponta Grossa.           Já escrevi c...