terça-feira, 22 de setembro de 2020

A penteadeira

 

Texto de autoria de Sueli Maria Buss Fernandes, Professora aposentada, Ponta Grossa.

Publicado no Correio Carambeiense em 26/09/2020, postado no Portal aRede em 02/12/2020, lida na CBN Ponta Grossa em 11/12/2020.


Luísa, ainda criança, veio da Rússia para o Brasil com sua família. Início do século XX. Pedro, aos doze anos, fez o mesmo trajeto com seu irmão um pouco mais velho. Os dois meninos jamais voltaram a ver sua família. Todos eram imigrantes do Volga, os chamados alemães-russos. Nos Campos Gerais o destino se fez Cupido. Vó Luísa e Vô Pedro foram flechados. Parceiros de vida até a morte. Como carpinteiro, cada tábua, cada sarrafo que pregava era o sustento dos onze filhos que tiveram. Conservavam a fé na leitura diária da bíblia, em alemão, na ponta da enorme mesa da cozinha. Um banco de madeira atrás dela e cadeiras com assento de palha na frente. O fogão a lenha cimentado com “vermelhão” completava o ambiente. Nas datas festivas o espaço ficava congestionado de filhas e noras, de avental, ajudando a preparar pratos da culinária alemã e brasileira. Do forno de pedra saíam fumegantes carnes assadas e cucas de uva.

Os homens rodeavam a mesa da sala jogando cartas e tomando “schnaps” para umedecer seus brados ao vencer uma rodada de truco. As crianças brincavam no quintal. Ou seria jardim? O tapete verde formado por alfaces e repolhos era salpicado de cores vivas. Uma roseira aqui, uma hortênsia ali, junquilhos margeando os canteiros. Costume europeu, eu penso.

Antes de comer, a oração de mãos postas. Depois do almoço as traquinagens das primas em conluio. No quarto do casal, móveis de imbuia entalhada e envernizada, a cama muito alta, travesseiros e acolchoados de penas de ganso. Com três espelhos bisotês ovais, a penteadeira convidava-nos a fazer arte. Calados refletiam nossa imagem travessa. A maquiagem da Vó consistia numa caixa de pó-de-arroz Cashmere Bouquet, um batom e o blush pêssego para colorir as maçãs do rosto. Cara pintada, saíamos do quarto de fininho para não sermos flagradas pelas tias que conversavam na cozinha, já sem os aventais.

Eu amava aquela penteadeira antiga e sua banqueta com pernas no estilo Luís XV e almofada de veludo! Aquele móvel tinha alma, falava comigo! A vida viveu seu curso e, quando os avós fizeram a passagem, ela me coube como herança. Na memória olfativa, o suave perfume do pó-de-arroz. O verniz um pouco descorado, os espelhos manchados pelo tempo. No entanto a lembrança não tem manchas. É límpida como os olhos verdes daquela russinha batalhadora que seria nossa matriarca. Uma relíquia que é parte da minha história, alinhavada à história dos meus antepassados.

5 comentários:

  1. Marlene Castanho

    Sueli, que coincidência boa, também conheci um casal de imigrantes: Pedro e Eugenia, vindos da Polônia e Rússia, de navio. Aqui construíram família. Eram vizinhos de uma tia avó minha, na vila Marina. Todos já falecidos. Feliz daquele que, ao mesmo tempo que guarda, compartilha com carinho esse tipo de lembranças... "A penteadeira", é um sonho persistente de quem vivenciou àqueles bons tempos... Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Marlene, a coincidência será maior ainda quando eu disser que conheci a Eugenia e o Pedro. Eram amigos dos meus pais e frequentavam a nossa casa. Ela fazia lindos bordados típicos de seu país nas guarnições de mesa. Obrigada pelo comentário sempre positivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene Castanho

      Que baita coincidência KKK... Sueli, tanto quanto você,fiquei admirada com a surpresa. E contente também, pois tudo leva a crer que estamos em conexão... Amei o desfecho... Sua crônica disse muito mais do q você imaginou...

      Excluir
  3. Maravilha! Estamos rodeados por descendentes dos alemães-russos do Volga. Também sou descendente, minha avó se chamava Dorothea Scheiffer, ou Schõffer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scheiffer,mais uma família alemã-russa bem conhecida na cidade de Ponta Grossa. Temos a mesma descendência.

      Excluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

Esqueci o meu idioma!

Texto de autoria de  Márcia Derbli Schafranski , professora universitária aposentada, Especialista e Mestre em Educação pela UEPG e Suficien...