segunda-feira, 20 de julho de 2020

Viajando Pelos Campos Gerais – Carambeí é logo ali...


Texto de autoria de Antonio Marques de Castro, Agente Administrativo da Prefeitura de Telêmaco Borba.

Publicado no Correio Carambeiense em 25/07/2020 e no Diário dos Campos em 28/07/2020, postado no Portal aRede em 26/08/2020, lida na CBN Ponta Grossa em 23/09/2020.

Cara caramba, cara caraô, cara caramba, cara caraô, vem viver o verão, vem curtir “Salvadô”. Cantara-o Bel Marques; a letra dos “Marques da Silva”. Cara caramba Carambeí, cara caramba Carambeí, Carambeí é logo ali. Explaná-los-ei, eu (Antonio Marques), não só mais um Marques “da Silva”. Mas, um Marques apaixonado pela cultura holandesa latente. Assim, dizê-los-ei, vem curtir Carambeí, independente da estação, vem curtir um dos maiores museus a céu aberto do Brasil; vem curtir simplesmente.
Na minha infância/adolescência, um dia pensei em trabalhar/morar/residir, viver em Carambeí. Mesmo relutante em relação ao frio que faz ali – durante o inverno. Sou bastante friorento. Tentei (à época) uma vaga na “Central” (como falávamos) da Batavo. Mais de um currículo preenchi, mas não consegui; fui preterido. Independente de obtermos sucesso ou não, para tudo que desejemos, o importante é que tentemos. Eu tentei o então pretendido.
A vontade de morar em Carambeí ficou no passado; mas, por ali tenho sempre passado. Visito, quando posso, o lindo museu já citado; pelos moinhos fico maravilhado.
E aquela beleza da torta holandesa me deixa “tentado”. Difícil resistir ao descaminho, quando enxergo aquele “Moinho”, logo à beira do caminho; encosto às margens da estrada para dar uma descansada – e curtir um cafezinho.
Paremos para pensar: Se Carambeí em tupi-guarani significa “rio das tartarugas”, para que a pressa? Só para criarmos rugas?
Deixe de estuga, dá um pulinho em Catanduvas. Visite a Capela Imaculada Conceição, aprecie seu estilo colonial barroco, que abriga a Nossa Senhora de mesmo nome. Já andei por aqueles lados, indo inclusive até o Alagado.
Do outro lado, seguindo pela Avenida dos Pioneiros, chega-se ao incrível Parque Histórico de Carambeí. É logo ali. Mais incrível ainda é como aquele povo é hospitaleiro. Se tiver de passagem por essas bandas, não deixe de visitar, realmente incrível aquele lugar.
Tem gastronomia, museu do trator, várias exposições durante o ano. É de se entusiasmar, tem até um site para você visitar; para que possas apreciar.
Depois, obviamente, assim que puder, não deixe de visitar presencialmente a beleza desse lugar, que é um verdadeiro “altar” da história da colonização holandesa; venha se vislumbrar.
Vou seguir caminho. Campos Gerais é muito mais...
Mas, não sem antes reforçar: visite Carambeí! É logo ali...

4 comentários:

  1. Marlene Castanho

    Caramba! Senti até o gostinho, agridoce,de poesia, hummmm!... Antônio Marques, parabéns!, realmente, muito bem delineado e conduzido esse seu fascinante tour... Já andei por lá algumas vezes, curti bastante, e ainda quero voltar... Porque afinal,"Carambeí é logo ali"...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marlene, grato pelo seu prestígio. E como Carambeí é logo ali (rsrsrs) que possamos visitar o mais breve possível.
    At.te

    ResponderExcluir
  3. Para quem mora em PG, como diz o texto, Carambeí é logo ali... Agora deu até vontade de conhecer esse Parque Histórico. Aguardando o fim da quarentena...

    ResponderExcluir
  4. Ouvi ontem a leitura dessa crônica na CBN Ponta Grossa, ficou muito legal na voz do locutor Júlio Cezar.
    Vou continuar acompanhando o projeto. parabéns aos escritores!

    ResponderExcluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

Heróis não morrem, são apenas esquecidos

Texto de autoria de Reinaldo Afonso Mayer , professor Universitário aposentado, Especialista em Informática e Mestre em Educação pela UEPG, ...