segunda-feira, 13 de julho de 2020

Lima Barreto no freestyle


Texto de autoria de Juliano Lima Schualtz, estudante de História da UEPG, Ponta Grossa.

Publicado na Folha Paranaense em 12/08/2020, lido na CBN Ponta Grossa em 08/09/2020, postado no Portal aRede em 07/10/2020.

Do lado direito da mesa, um livro sobre o escritor Lima Barreto descansa de forma horizontal. Na capa, sua face ilustrada com tons terrosos, com tons de canela, com tons de azeitona. Possui cabelos labirínticos, olhos borocoxôs e pálpebras vexadas. Esse rosto tristonho, mas amotinado: interroga-me. Como se tivesse um ralador engasgado na garganta e suas palavras não passassem do mais puro sangue misturado com parati. A pintura empalhada em uma capa, em um livro pousado na mesa de um casebre, em um bairro pobre no interior do Paraná, enquanto toca rap no celular, em pleno período pandêmico, convida-me a descamar-me, migrar-me, exilar-me, despossuir-me. É a leitura e literatura como alteridade radical, paradoxalmente, produzindo um reconhecimento comum.
Para esse Ogum encarnado que alçava voos nos escombros da modernidade republicana; conjurando corpos febris, corpos dilatados por cassetetes policiais, corpos espremidos na ponta dos coturnos, corpos marcados pelo olhar colonizador, corpos vitimados pelas pandemias da época e obrigados violentamente a serem vacinados para protegerem a saúde dos ricos, corpos que constituem a Bruzundanga e constantemente são despejados. Mas, o nosso representante das quebradas da primeira República possuía um meio para trabalhar a tristeza e, a partir dela, a feitura da sua resistência, ou seja: o meio literário. Mais especificamente, a literatura militante, como batizara com a tinta da caneta enquanto exercia sua função de amanuense. Para quem odiava o futebol, a literatura era o seu esporte de combate.
Enquanto ouço rap e leio as linhas do Lima, muitas frases se completam e expressam sentido. Em meio às suas linhas que pareceram forjadas por giletes e em meio às músicas do Criolo, Racionais Mc’s, Emicida e Eduardo Taddeo. Os corpos cantados são semelhantes. Os corpos que sofrem violência policial, que são marcados, que não têm acesso digno à saúde, são descritos de forma comum.
Trago a leitura, como o Lima tragara a sua aguardente nalgum bar suburbano do Rio de Janeiro com seus companheiros de boêmia até esquecerem quem são. As mortes, as calamidades, os assassinatos, os desempregados, entristecem-me e não posso fazer nada. Mas, de qualquer modo, parafraseando o escritor Marcelino Freire; “escrevo para me vingar”.

3 comentários:

  1. Marlene Castanho

    O momento pelo qual atravessamos, como bem frisou no texto, é inaceitável e crítico... Mas assim como o fez Lima Barreto, naquela sua vivência inconformada com as mazelas do cotidiano da época, assim bem faz você, Juliano... Pode ser que o coração fique apertado por horas, mas ainda assim, nesse alvoroço de incertezas, você, como escritor, tem a sua disposição: matéria prima para refletir, se "distrair" e produzir literatura... A literatura é impregnada de sentido...,e sempre deixa no leitor alguma impressão... Juliano, eu compreendo a sua "vingança"...

    ResponderExcluir
  2. Meus cumprimentos por este texto, Juliano. Seu cabedal cultural é elevado e invejável. Seus textos são densos, passam ao leitor um pouco do conhecimento com o qual os recheia.Após lê-lo me interessei pela história do Lima Barreto e já estou pesquisando. Obrigada pela oportunidade que me deu. Sueli

    ResponderExcluir
  3. Excelente crônica Juliano, inteligente, sutil e perspicaz. Parabéns! E obrigado pela prazerosa leitura.
    At.te

    ResponderExcluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

O tempo é o senhor da razão

Texto de autoria de  Sílvia Maria Derbli Schafranski , advogada e Mestre em Ciências Sociais pela UEPG, residente em Ponta Grossa. Dies po...