segunda-feira, 15 de junho de 2020

Viajando pelos Campos Gerais – querida cidadezinha de Tibagi


Texto de autoria de Antonio Marques de Castro, Agente Administrativo da Prefeitura de Telêmaco Borba.

Lido na CBN Ponta Grossa em 07/07/2020, postado no Portal aRede em 12/08/2020, publicado no Diário dos Campos em 24/02/2021.

Tibagi é possivelmente o passeio preferido do telemacoborbense. Ainda que estes “monte-alegrenses” tenham sido inseridos um tanto ou quanto “forçosamente” na afamada Rota dos Tropeiros, pois da mesma não foram pioneiros.
Mas quem não curte apreciar belezas naturais a nos prestigiar com suas maravilhas em seus próprios “desfiladeiros”? E para tal, sigamos a rota dos tropeiros...
Para você que é “de cá”, um povo hospitaleiro “aguarda-te-lá”!
Dá um “salto” e puxa seus nervos, ali a campina é alta e santa é a rosa. Paredões e fendas, parques, rios, riachos, cachoeiras e algumas lendas. E muita prosa.
Café colonial, churrasco de carneiro; café em “Cristal”, almoço à la “Tropeiro”!
Tibagi sempre à sua “mercê”! Desde a praça central, centro cívico e ladeira afora; nunca rompera seus “paredões”. De machadinho à motosserra, desta à esteira. Desbravaram estas terras algumas gentes estrangeiras. Fizeram delas grandes produtoras de grãos. Entre lendas e mitos, folclores e ritos, carnavais e outras festas mais... Preservou-se o jeito e a simpatia dessa gente hospitaleira. Tibagi, sempre recebendo a todos com bastante amor, tornou-se referência na organização do melhor Carnaval do interior – do interior do Paraná.
Suas belezas naturais e a simpatia de seus agentes de turismo, a fizeram também destacar-se no cachoeirismo – entre tantas outras belezas, como a do Guartelá.
Aguarda-te-lá enquanto eu fico cá, passeando e sempre por Tibagi passando; indo e voltando para lá e para cá. Sigo a minha rota da qual Tibagi faz parte. A eternizando nesta minha arte, a levarei comigo em prosa e verso por toda parte.

5 comentários:

  1. Marlene Castanho

    Tibagi é um leque de opções para o turista exigente... Os aventureiros de plantão sabem bem disso.. E que privilégio tê-la aqui perto fazendo parte dos Campos Gerais... Antônio, bela homenagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marlene. Realmente é um privilégio esta região dos Campos Gerais do Paraná. É maravilhosa e me inspira; sinto-me privilegiado por isso. Então, sou grato e não me resta mais nada a agradecer.
      At.te

      Excluir
    2. PS:
      "não me resta mais nada a não ser agradecer".
      Agradecer à Mãe Natureza por ter sido tão generosa conosco.

      Excluir
  2. Verdade Marlene e Antonio, nossa região (Campos Gerais do Paraná) é bastante privilegiada e só temos a agradecer esse privilégio de aqui convivermos.
    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, repito sempre nas minhas falas: "maravilhosa e riquíssima" nossa região - dos Campos Gerais.

      Excluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

Abrindo a página

Texto de autoria de Luiz Murilo Verussa Ramalho , servidor do Ministério Público Estadual, residente em Ponta Grossa. "Àqueles que pa...