domingo, 15 de dezembro de 2019

Radioteatro em Ponta Grossa

Texto de autoria de Sueli Maria Buss Fernandes, Professora aposentada, Ponta Grossa.

Publicado no Diário dos Campos em 22/01/2020, postado no Portal aRede em 03/02/2021.
   
 As pessoas com mais de 50 anos viveram a época dourada do rádio nas cidades do interior. A Rádio Central do Paraná, uma emissora AM que apresentava uma programação eclética, tinha programas esportivos, noticiário, programa direcionado às mulheres, programa infantil, muita música e a atração das noites: as novelas.
     Os atores eram da cidade mas, com o passar do tempo, agregaram-se novos artistas vindos de São Paulo.
      Minha mãe fazia parte do elenco do radioteatro, como eram denominadas as novelas. Para driblar o ciúme que meu pai sentia, eu a acompanhava e ficava por lá, brincando, mexendo na máquina de escrever, esperando a hora de voltar para casa.
     Dessa forma minha presença era assídua e eis que surgiu um personagem infantil numa novela de Ivani Ribeiro e fui convidada a participar. Minha mãe foi quem me ensinou a arte da interpretação. Eu tinha nove anos de idade quando iniciei e gostava muito de fazer aquele trabalho. Cada capítulo era feito ao vivo. Nada era gravado.
       A sonoplastia, executada com materiais improvisados, ficava perfeita. O silêncio no estúdio era imprescindível, porém aconteciam risos abafados atrás de uma cortina.
       Era o ano de 1956. Num sábado, véspera do Dia das Mães, seria levada ao ar uma peça especial para a data e o meu papel seria importante naquela apresentação.
        No entanto, durante a noite de sexta-feira fui acometida por fortes dores abdominais, minha mãe não podia fazer outra coisa além de chá e compressas. Não tínhamos telefone e nem carro e, para culminar, meu pai estava fora.
         Ela esperou amanhecer e levou-me ao Hospital São Lucas (hoje é o Pronto Socorro) onde o médico constatou apendicite aguda. Uma cirurgia de emergência era a indicação clínica. Comecei a chorar porque não concebia a ideia de não participar da peça. Na verdade, a direção teria que cancelar a apresentação pois não havia substituta, eu era a única atriz mirim do elenco.
         Convenci a todos de que faria meu trabalho de qualquer maneira.
         Naquele sábado, entreguei-me ao personagem como sempre o fazia. Microfone ligado, script na mão, painel aceso “NO AR”. Emocionada com o texto cheguei às lágrimas. Ao término, após um copo de água açucarada, fui levada pela Viviane Durski, uma grande atriz, a bordo do seu fusquinha, até o hospital onde aconteceu a cirurgia naquela mesma noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

O tempo é o senhor da razão

Texto de autoria de  Sílvia Maria Derbli Schafranski , advogada e Mestre em Ciências Sociais pela UEPG, residente em Ponta Grossa. Dies po...