segunda-feira, 4 de março de 2024

A camiseta e a vaca

Texto de autoria de Wilson Czerski, militar da Aeronáutica, escritor e jornalista aposentado, natural de Ponta Grossa e residente em Curitiba.

Postado no Portal aRede em 19/03/2024, publicado no Diário dos Campos em 06/03/2024, e no Jornal Página Um em 12/03/2024.

    Ainda início da década de 1990. Um cunhado trabalhava na Indústria Wagner. Por algum laço especial de amizade dele com a direção, minha mãe e o padrasto foram contratados para cuidar de uma chácara de um dos gerentes, localizada na Colônia Dona Luiza.

Em visita a Ponta Grossa, num domingo de verão, fomos, minha família e a do cunhado, passar o dia na tal chácara. A casa em que minha mãe estava instalada não era muito grande, mas o suficiente para duas pessoas morarem como caseiros. As cercas de arame delimitavam a propriedade, mas não havia separação entre a casa e uma área de campo que se estendia para todos os lados por algumas centenas de metros. Outros detalhes não me chamaram a atenção.

O fato é que, enquanto aguardávamos o almoço ser servido, adultos e crianças se envolveram em uma brincadeira com bola. Devido ao sol forte, tirei a camiseta regata e a pendurei em um arame utilizado como varal. Este foi o início de uma tragédia afetiva.

Embora fosse uma camiseta tricolor (azul com duas listas, uma branca e outra vermelha nas laterais), portanto, em desacordo com as minhas preferências clubísticas, eu a tinha por predileta.

Quando a procurei para vesti-la para sentar-me à mesa, dei-me conta de tê-la deixado lá fora e, ao sair para buscá-la, deparei-me com uma cena inusitada e alarmante. Uma vaca, simplesmente, estava a mastigar a dita cuja. Desesperei-me não só porque gostava muito dela, a camiseta e não a vaca, mas porque precisaria dela para poder dirigir de volta.

Confesso que minhas relações com os bovinos sempre foram muito discretas e nossa intimidade limitava-se a alguns olhares desconfiados trocados a uma distância segura. Foi, então, que eu me equipei de toda a coragem que jamais suspeitei possuir e avancei em direção à vaca alvinegra e, entre uma mastigada e outra, consegui arrancar a camiseta de sua boca.

Ao fazê-lo, uma mistura de sentimentos tomou conta de mim. Tristeza por constatar os estragos causados à preciosa peça de vestuário. Ela sofrera uma traumática transformação. Tomara-se de uma cor diferente decorrente do suco de grama. Estava mascada, gosmenta e quente, formando uma pasta heterogênea de tecido, grama e baba do ruminante.

Porém, não pude deixar de exibir à rival um ar de triunfo por ter recuperado o meu pertence.

Lavei a camiseta – ou o que sobrou dela – sob muitas gargalhadas e enquanto secava – em outro varal –, saboreamos uma peixada fantástica de taraíras como dizemos nós, ponta-grossenses, pescadas ali próximo, no rio Tibagi.

8 comentários:

  1. Geeeente! De novo vejo que muitos de nós já passamos por circunstâncias semelhantes! Esta, da camiseta e da vaca..., um dia eu conto um caso patético! Acho que devíamos fazer desafio de temas! Parabéns pela excelente narrativa, Wilson!

    ResponderExcluir
  2. Já cogitou a hipótese de as cores da camisa, que destoavam de suas preferências clubísticas, fossem ao encontro das preferências da vaca? Abs.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Se a camiseta não fosse tão necessária para você naquele momento, poderia deixar que a vaca comesse a dita cuja e ficasse com o bucho "embrulhado" no tecido. Já imaginou que desforra? Gostei muito de sua crônica, Wilson.

    ResponderExcluir
  5. Seu triunfo sobre a incauta ruminante foi realmente hilário. Alguns animais sempre gostam de nos provar e provar nossas coisas. Uma vez uma cadela nossa comeu um vestido de minha esposa. Bicho sendo bicho. Parabéns, Wilson.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade foi o Mário e não o Murilo, mas este referiu-se às preferências de cores da vaca. Pois é, questão de reconhecimento, autoconsciência de se ver malhada de preto e branco e aí nesse mundo beirando o psicodélico, é possível mesmo que ela apreciasse sobremaneira o tricolor da camiseta.

    ResponderExcluir
  8. Antes mencionei a Rosicler e o Murilo erradamente comprovando o comum das experiências na interação nossas com os animais, algumas delas, talvez, não inteiramente agradáveis.

    ResponderExcluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

Adoração da Cruz

Texto de autoria de Rosicler Antoniácomi Alves Gomes , Professora de Português e Inglês, residente em Ponta Grossa.           Já escrevi c...