segunda-feira, 17 de julho de 2023

Uma ideia toda azul

Texto de autoria de Dalton Paulo Kossoski, auxiliar de bibliotecário e contador de histórias na Biblioteca Municipal de Ponta Grossa.

Postado no Portal CulturAção em 18/07/2023, e publicado no Jornal Página Um em 16/04/2024.

Foi o que o Alfredo, na sua despedida como gestor da Biblioteca Municipal, disse tomando como fala o título do livro da Marina Colasanti, que se vê também como título desta crônica. Que a turma deveria continuar tendo essa “ideia toda azul” a fim de encher aquele espaço de manifestações culturais e alegria. E é exatamente isso que fazemos!

Através da vidraça azul da biblioteca eu posso ver, em frente, o seu “irmão gêmeo”, o Conservatório Maestro Paulino: um prédio de mesma altura, mesma arquitetura, mesmos vidros azuis. É orgulho o que eu sinto de trabalhar na Biblioteca, não só profissional, o sentimento é pessoal também. Há quase 30 anos – no lugar onde abriga agora a praça chamada pomposa e orgulhosamente Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini – ficava a indústria Wagner. Meu pai trabalhava na produção de compensados de madeira e outros itens para outras áreas da construção. A fábrica foi demolida, só restando em pé a alta chaminé, “tombada” (acho um sarro essa expressão...) como patrimônio histórico.        

Tal pai tal filho! Agora estou onde meu velho trabalhava. A chaminé é um sinal a recordar dos tempos áureos da cidade, com o progresso sendo levado por meio da indústria Wagner e de muitas outras fábricas do passado e do presente.       

4 comentários:

  1. A biblioteca é baú de imensos tesouros!!!

    ResponderExcluir
  2. Privilégio trabalhar numa biblioteca cercada de vidros azuis e recheada de ideias azuis.

    ResponderExcluir
  3. Cumprimentos pela crônica! Excelente escrita, conexão afetiva, lembranças oportunamente rememoradas! Você tem "feeling" para a palavra! Grato por me incluir no texto! ALFREDO MOURÃO

    ResponderExcluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

Abrindo a página

Texto de autoria de Luiz Murilo Verussa Ramalho , servidor do Ministério Público Estadual, residente em Ponta Grossa. "Àqueles que pa...