segunda-feira, 11 de maio de 2020

A crônica

Texto de autoria de Rosana Justus Braga, revisora, Curitiba (natural de Ponta Grossa).

Publicada no Diário dos Campos em 19/05/2020, postada no Portal aRede em 24/06/2020.

Cegueira temporária, espero. Pois ando à procura da crônica, e nada; oculta ou revelada, sei que anda por aí. Olho e não vejo, embora a vida persista, silenciosa e ágil, enquanto sei que me escapa irremediavelmente.
Estaria ela nos tormentos do homem que ali vai, rua abaixo, num ritmo de ofegar a quem se põe a observá-lo? Ou na mulher de preto refletida na vidraça, miragem de todas as dores? Talvez no padre que se precipita pela lateral da igreja e se perde no anonimato da multidão?
Tento encontrá-la no bar, onde flagro o homem e a decisão do primeiro copo; no pombal instalado sobre a estátua do general Osório; nos olhos opacos de quem espera em longas filas, rumo ao subúrbio de suas vidas. Mas ela apenas se mostra de viés, provocação fugidia, leve rastro de possibilidades e logo se dissipa, feito água da chuva que escoa diligente pelos canais.
Nem sempre se tem a percepção aguçada, o espírito vivo, nem sempre o encontro acontece. Muitas vezes, caminhamos lado a lado, respiramos o mesmo instante, quase nos tocamos, mas o milagre não se faz.
Entro na confeitaria e sossego diante de uma xícara de café.
Na mesa ao lado, vejo um moleque entregue à luxúria de sonhos e merengues. Fico a lhe notar as roupas surradas, a pele encardida, os olhos ariscos de gazela. Dez, doze anos, não mais, com a voracidade de uma geração de esfomeados.
Termino meu café e esqueço de ir embora.
Vou ficando até ver consumido o último pedaço, o açúcar dos dedos sendo sugado em estalos ligeiros pela língua ainda ávida. O refrigerante desaparece em segundos, garganta abaixo. Para arrematar, um sonoro arroto ecoa na pequena sala.
Todos olham...
Menos eu, que já olhava. Mas o menino encara a seleta plateia e escapa do mau jeito fazendo cara de azarado e rindo de si mesmo. Provoca risos e empatia à sua volta. Desabrocham gestos de entendimento e cumplicidade, confraternização que acontece, inesperada, entre novos amigos.   
Quando ele sai, saio atrás, a alma em férias, levando comigo a crônica que, por fim, encontrei.

Um comentário:

  1. Marlene Castanho. Ponta Grossa PR

    Que pegadinha das boas, hein,Rosana!
    Até eu, como leitora,fui ficando preocupadissima, KKK. E foi justamente entre uns goles, de café, e outras distrações corriqueiras, que a danada desencantou... Eis aí um inesperado e alegre desfecho:"A crônica".

    ResponderExcluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

O tempo é o senhor da razão

Texto de autoria de  Sílvia Maria Derbli Schafranski , advogada e Mestre em Ciências Sociais pela UEPG, residente em Ponta Grossa. Dies po...