segunda-feira, 20 de junho de 2022

UEPG 50 anos

Texto de autoria de Sílvia Maria Derbli Schafranski, advogada, Ponta Grossa.

Postada no Portal aRede em 22/06/2022.

Já não me recordo há quanto tempo e ainda menina ouvia de forma reiterada: “espere até você ir para a Universidade”. Naquele tempo ficava a imaginar o que é uma Universidade e por que os adultos se referiam a ela como algo sublime, capaz de alterar tanto a realidade alheia. Como ocorre com muitos outros adolescentes, o tempo foi passando e chegou o grande momento de decidir os rumos de minha trajetória. Não sei exatamente a razão, mas na época optei pelo curso de Direito.

Ao colocar meus pés naquela instituição já na qualidade de “caloura”, comecei a perceber a grandeza do universo que ali se apresentava. Na primeira semana do curso adentrou a sala de aula como professora de Sociologia Jurídica a minha própria mãe e, naquele momento, comecei a perceber que grande parte dos membros de minha família, assim como de muitas outras de nossa cidade, tem as suas vidas acadêmicas e profissionais atreladas a essa instituição.

Repentinamente passei a me interessar pela grandeza da diversidade que ali se observava através da infinidade de protagonistas que se apresentam naquele mesmo cenário portando ideias e ideais muitas vezes distintos uns dos outros. Percebi o valor inestimável da nossa UEPG quando compreendi que a maior parte da população ponta-grossense e dos Campos Gerais está de certo modo vinculada a ela. Pude perceber que a maior riqueza que lá se encontra traduz-se na excentricidade do material humano encontrado diariamente nos passos dados por aqueles que caminham orgulhosos pelos seus corredores.

Os mais antigos nas cadeiras descreveram-me uma universidade pretérita, cuja história oficialmente começou no ano de 1969 pelas mãos do então governador do Paraná Paulo Pimentel, e que iniciou suas atividades em 1971, sob o comando do primeiro Magnífico Reitor, Álvaro Augusto Cunha Rocha.

Também me contaram inúmeras histórias que foram vividas naquele cenário, como namoros que evoluíram ao matrimônio, pessoas que ali se conheceram e que passaram a se admirar mutuamente e diversas amizades que ali foram embrionadas. Descreveram-me com infindável riqueza de detalhes uma UEPG, palco de motivação para muitos mestres, doutores e mentes brilhantes que um dia foram o motivo da real inspiração e fator determinante nas escolhas de vida de alguns.

Hoje, também como membro da casa, assim como foram meus pais e irmãos, percebo que são cinquenta anos de história e de diversas “estórias” maravilhosas que inspiram e que também fomentam a economia de nossa cidade.

 

10 comentários:

  1. Dra. Silvia perfeita nas palavras, conseguimos sentir a mesma emoção da autora. Aplausos!

    ResponderExcluir
  2. Que texto maravilhoso, exala emoção e traz os mesmos sentimentos que a Dra. quis transmitir. Excelente!

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo, perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Esse texto nos traz muitas recordações 😍🤌

    ResponderExcluir
  5. O conhecimento por si só é transformador de paradigmas, porém, quando é passado por aqueles que adquirem o dom de expandir no circuito da informação interligada; Todos crescemos! Parabéns Silvia Maria!

    ResponderExcluir
  6. Boas lembranças da UEPG, que nos presenteou com momentos de orgulho, embora eu não me encaixe na referência das famílias ponta-grossenses cujos membros tenham passado por lá antes de mim e minhas duas irmãs mais velhas. Como a minha, muitas famílias ponta-grossenses nem sequer sabiam da existência daquela casa de ensino superior. As diversidades de nossos Brasis estão por aqui também. Parabéns pela primorosa crônica!

    ResponderExcluir
  7. Como não enaltecer a importância da UEPG, em nossa cidade, referência no Estado, sonho de muitas pessoas, tanto como acadêmicos, quanto em seu quadro de profissionais! Todos temos histórias entrelaçadas que envolvem a nossa querida Universidade! Parabenizo a nobre colega pelas palavras, que traduzem, expressam o simbolismo e a importância da UEPG. Ainda, soube abranger tantos sentimentos e significados em um texto breve! Essa habilidade é para poucos! Que orgulho ter uma profissional extremamente competente, dedicada e com princípios fazendo parte da nossa tão amada UEPG!

    ResponderExcluir
  8. Muitos brasileiros, de todas as classes sociais e econômicas, sonham com seu ingresso numa universidade. Eu tive acesso à UEPG tardiamente por contingências da vida, quando meus 2 filhos já eram acadêmicos. Ingressei aos 40 anos e carrego boas lembranças da instituição.

    ResponderExcluir
  9. Texto que nos faz pensar no cotidiano e no impacto que produzimos em outras vidas...excelente.

    ResponderExcluir
  10. A partir de 10 de abril passei a fazer parte desta UEPG! Quanto orgulho carrego!!! Obrigado Silvia!!!

    ResponderExcluir

Pedimos aos leitores do blog que desejem fazer comentários que se identifiquem, para que os autores conheçam sua origem.

Esqueci o meu idioma!

Texto de autoria de  Márcia Derbli Schafranski , professora universitária aposentada, Especialista e Mestre em Educação pela UEPG e Suficien...